quinta-feira, 10 de março de 2016

Tomando decisões com Coaching






O processo de tomada de decisão implica em uma avaliação dos recursos presentes, ação e vivencia de consequências decorrentes, é uma situação que ocorre com frequência no cotidiano. Podemos tomar pequenas decisões como percursos casa-trabalho, escolha de vestimentas ou o pedido de um prato no restaurante, ou grandes decisões, como mudança de cidade ou país, carreira, casamento entre outros.

Um dos processos mentais utilizados quando precisamos decidir é a heurística. Segundo Kleinman (2015, p.187):

A heurística diz respeito às estratégias mentais rápidas que as pessoas utilizam para resolver problemas [...] permitem que uma pessoa tome uma decisão rápida e eficiente sem precisa parar e ponderar sobre qual será o próximo curso de ação. Embora seja geralmente muito útil, a heurística também pode levar a erros que são chamados de vieses.
Embora a heurística seja um processo natural é possível aprimorá-lo para extrair seu potencial de resultado favorável quando se faz necessário decidir. Assim também é possível ser tornar-se cada vez mais assertivo ao tomar decisões de uma forma geral, o coaching sendo um processo que visa ampliação de possibilidades, foco, ação e aprendizado pode intervir em momentos de decisão no sentido de proporcionar estratégias positivas que embasem nossa escolha e comportamentos, minimizando vieses.

Uma vez adotados os padrões satisfatórios para um processo decisório o indivíduo fortalece sua capacidade de tornar favorável outros processos neste sentido, e cada vez mais o fruto de suas decisões será mais produtivo. No coaching são elencadas diversas ferramentas e técnicas para verificação de objetivos, especificação, eleição, motivação e acompanhamento para os processos decisórios. Assim caro leitor, quando estiver desafiador tomar uma decisão, o coaching pode ser uma solução.

KLEINMAN, Pal. Tudo o que você precisa saber sobre psicologia: um livro prático sobre o estudo da mente humana. 1ed- São Paulo: Editora Gente, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.